Roda de conversa: Como as mudanças climáticas afetam as mulheres da periferia?

Deputada Gleice Jane destaca as necessidades das mulheres no contexto climático e periférico

3/2/20251 min read

Discutir as mudanças climáticas e seus impactos nas mulheres da periferia foi o ponto de partida para uma roda de conversa que aconteceu na manhã deste sábado (01), na sede do Partido dos Trabalhadores (PT). A iniciativa faz parte do calendário de atividades do setorial municipal de meio ambiente do PT e contou com a participação da deputada estadual Gleice Jane, além de demais convidados que expuseram sua realidade, bem como propostas que fluíram com a temática.


Para contextualizar o tema proposto, Gleice Jane fez questão de relembrar e destacar a realidade das mulheres. “Quando falamos em meio ambiente e a mulher, precisamos apontar em primeiro lugar que o feminismo é exatamente entender que ele nasce a partir da luta das mulheres, e da necessidade delas. Na periferia, quem leva as crianças para escola? Quem vai ao mercado? Quem leva o marido e os filhos ao posto de saúde? A mulher está inserida em todos os contextos e sempre com o papel de protagonista”, pontua.


E complementa que, “pensar a vida sob uma perspectiva das mulheres, significa dar dimensão sobre os locais que elas estão inseridas, como estão vivendo e o que o restante da sociedade está fazendo ao mesmo tempo”. Sobre as dificuldades que as mulheres e suas famílias enfrentam diante das mudanças climáticas, Gleice expôs sua experiência ao visitar as famílias que residem na região da Serra do Amolar e foram afetadas pelos incêndios no Pantanal de MS.


“Ouvir as mulheres em cada caso, pontualmente, foi essencial para entender o sentimento de dificuldade e impotência”, aponta Gleice Jane e conclui: “precisamos mapear essas periferias, e ver de perto os impactos do clima na vida de cada uma delas”.