Deputada Gleice Jane propõe Moção de Apoio à delegada Thays Bessa após ataques misóginos e racistas
Na justificativa da proposta, Gleice Jane destacou que é inadmissível que uma mulher negra, no exercício de sua função pública, seja alvo de manifestações preconceituosas.


A deputada estadual Gleice Jane (PT) apresentou, na manhã desta terça-feira (07), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Moção de Apoio à delegada Thays do Carmo Oliveira de Bessa, adjunta da Depac de Dourados, em razão dos ataques misóginos e racistas que a autoridade policial sofreu nas redes sociais. As ofensas ocorreram após a delegada conceder entrevista à imprensa local sobre um caso de homicídio no município.
Gleice Jane pontuou o episódio como violência simbólica, moral e institucional. “Absolutamente inadmissível que uma autoridade no pleno exercício de suas funções receba ataques sexistas, machistas, racistas, depreciativos, em tom abertamente preconceituoso que transcende da ofensa individual, e sim a estruturas historicamente excludentes, que buscou deslegitimar mulheres, em especial mulheres negras, que ocupam posição de poder, liderança. Reproduzem formas persistentes de violência simbólica”, ressaltou Gleice Jane.
A moção expressa o repúdio da Assembleia Legislativa a toda forma de racismo e misoginia, reafirmando o compromisso do Parlamento sul-mato-grossense com a igualdade racial e de gênero. O documento será encaminhado à delegada Thays Bessa como forma de reconhecimento e solidariedade institucional diante das agressões sofridas.