Deputada Gleice Jane participa da V Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres em Campo Grande
A conferência é considerada fundamental para moldar o futuro, com a expectativa de que gere propostas grandiosas, capazes de transformar a sociedade.


A V Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, foi realizada nos dias 28 e 29 de agosto, em Campo Grande (MS). Presente no evento, a deputada estadual Gleice Jane destacou a importância do reencontro das mulheres em torno das políticas públicas, após dez anos sem a realização da conferência. “Precisamos olhar com atenção para áreas como educação, saúde, assistência social e segurança. E, sobretudo, precisamos transformar as relações de poder entre homens e mulheres para combater a violência”, afirmou. O evento foi organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, vinculado à Secretaria de Estado da Cidadania, e reuniu representantes da sociedade civil, movimentos sociais, gestoras municipais, parlamentares, além de autoridades estaduais e nacionais.
A deputada também ressaltou que a escola deve ser reconhecida como espaço de transformação da vida das mulheres e defendeu que a educação volte a dialogar, de forma corajosa, sobre temas como prevenção à violência, relações de gênero e sexualidade. Ela lembrou ainda da importância de políticas de capacitação para profissionais da educação, da assistência social e da segurança pública, além da criação de um fundo especial de combate à violência contra a mulher.
Para a parlamentar, a iniciativa deve consolidar como proposta política a ideia de que as escolas voltem a ser um espaço de transformação na vida das mulheres. “É essencial reverter o cenário atual, em que há temor em discutir questões fundamentais para o empoderamento e a proteção feminina. A conferência é considerada fundamental para moldar o futuro, com a expectativa de que gere propostas grandiosas, capazes de transformar a sociedade”, concluiu.
Demais representantes
Representando o Ministério das Mulheres, a secretária nacional de Autonomia Econômica, Rosane Silva, destacou o caráter democrático das conferências. “Trago um abraço caloroso do Ministério das Mulheres e o compromisso do Governo Federal de seguir ao lado dos estados e municípios, garantindo que a voz das mulheres seja ouvida em toda a sua diversidade”, afirmou.
A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa, ressaltou que a conferência simboliza a continuidade de uma luta histórica. “Consolidar a igualdade de gênero e racial não depende apenas da vontade política de um governo, mas da construção de uma agenda institucional envolvendo União, estados, municípios e sociedade civil”, disse.
Já a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, reforçou a diversidade do encontro:“Somos uma verdadeira potência de mulheres fortes, iguais em direitos e dignidade em toda a nossa diversidade: indígenas, quilombolas, 60+, mulheres com deficiência, jovens, lésbicas, trans, negras. A Conferência é de todas e para todas. É aqui que reafirmamos o compromisso de não deixar nenhuma mulher para trás”, declarou.
(Com informações Comunicação da Cidadania).